Do Conceito à Prática: Desenvolvendo Jogos Educativos no Genially

A utilização de jogos em projetos e dissertações de mestrado é uma realidade em muitos programas de pós-graduação no Brasil (ALMEIDA, 2015; CARIAS, 2019; MOREIRA, 2019; SANTOS, 2020), uma vez que as estratégias de gamificação têm ganhado espaço nas práticas e propostas de ensino (NASCIMENTO, NASCIMENTO, 2018; SILVA, SALES, CASTRO, 2019; STUDART, 2022). Isso tem ocorrido, em muitos casos, pela necessidade que os profissionais de educação têm de aumentar o interesse e a motivação sobre os temas discutidos ao longo das aulas.
Diante desse cenário, este minicurso pretende capacitar educadores e demais interessados no uso de jogos como ferramenta pedagógica, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. Para isso, será adotada uma abordagem teórico-prática que combinará conceitos fundamentais da gamificação, teorias da motivação e metodologias ativas, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como os jogos podem potencializar o envolvimento e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Ao longo do curso, serão exploradas estratégias didáticas voltadas para a criação de ambientes de aprendizagem mais envolventes, destacando como a ludicidade pode favorecer a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas (FÜRSTENAU, HOFFMANN, 2024; SCHNEIDER, BECKER-RITT, 2024; SILVA et al., 2024). Além do embasamento teórico, os participantes terão contato direto com a plataforma Genially (GENIALLY, 2025), adquirindo habilidades técnicas para a prototipagem de jogos educativos digitais. O foco será na utilização da ferramenta como um meio facilitador para a criação de produtos acadêmicos, permitindo que os participantes desenvolvam versões iniciais dos seus jogos, testem conceitos e refinem as suas propostas pedagógicas. Serão apresentados tutoriais práticos, estudos de caso e exemplos aplicados, garantindo uma experiência que alie teoria e prática no desenvolvimento de jogos educativos.
O minicurso é destinado a profissionais da educação básica e superior, bem como a pesquisadores e estudantes interessados em metodologias inovadoras para o ensino. Durante as atividades, será incentivada uma reflexão crítica sobre o papel dos jogos no processo educacional, analisando as suas potencialidades, desafios e limitações. A partir dessa perspectiva, os participantes poderão integrar os conhecimentos adquiridos nas suas práticas pedagógicas, desenvolvendo propostas criativas e fundamentadas, capazes de transformar o ensino e promover experiências de aprendizagem mais significativas. Ao final do curso, esperase que estejam aptos a utilizar o Genially para criar protótipos funcionais de jogos educativos, ampliando as suas possibilidades de inovação na educação e contribuindo para a produção acadêmica na área.

Outras
Instituto Multidisciplinar - RJ
A Distância
Período: 07/06/2025 à 14/06/2025
Vagas: 20
Carga Horária: 6
Inscrição: 26/05/2025 à 04/06/2025
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